Seja Bem Vindo! Ganhe 10% de desconto na primeira compra

0

Meu Carrinho

R$0,00

As Fases do Desenvolvimento Canino

2022-08-21 19:12:08

Por Pets Du Monde

As Fases do Desenvolvimento Canino

O desenvolvimento canino acontece em 5 fases: neonatal, transicional, fase de socialização, fase juvenil e fase adulta.

Na fase neonatal o filhote passa a maior parte do tempo dormindo e mamando. Leva 15 dias pra conseguir sustentar o peso do corpo nas quatro patas. São incapazes de ver e ouvir até completar 15 dias de nascidos. A regulação da temperatura corporal é fraca, fazendo com que se mantenham próximos um dos outros na ninhada. Cães expostos à manipulação suave até 5 semanas de vida, tendem a ser mais confiantes, demonstram mais velocidade para alcançar a maturidade do sistema nervoso, maior velocidade do crescimento piloso, melhor ganho de peso e melhora da capacidade de aprendizado. A estabilidade emocional na fase adulta também fica favorecida.

Na fase transicional, que se inicia ao termino da segunda semana, o filhote sai da dependência total da mãe, começa a abertura dos olhos e ouvidos e, após aos 18 dias de vida inicia a localização dos sons.

A orientação visual e auditiva, se completa aos 25 dias. Inicia-se neste período o controle voluntário da evacuação. É favorável expor o filhote a vários estímulos, como permitir que rasteje sobre superfícies de diversas texturas e cheiros. Apitos, chocalhos, gradação de níveis de ruídos e vozes humanas, ajudam no desenvolvimento.

Após 28 dias começa a fase de socialização. O filhote começa comer comida sólida e todos os aspectos sensoriais começam a funcionar neste período do desenvolvimento. A capacidade de aprendizado se apresenta mais evidente e potencialmente mais favorável.

O desmame acontece com 8 a 9 semanas. Nesta fase os cães são atraídos pelos odores das fezes e da urina, direcionando às áreas para evacuação, evitando sujar o local onde dormem.

Época de rápido desenvolvimento dos padrões comportamentais e emocionais, onde o senso investigativo se torna mais evidente. A fase transicional é muito importante pois irá afetar toda a vida do cão, fornecendo poder de resposta às principais influências.

As fases juvenil e adulta, ocorrem depois do período de socialização até a maturidade sexual, o que ocorre aos 7 meses para os machos e 6 meses para as fêmeas. A velocidade de aprendizado começa a diminuir, atingindo o amadurecimento total aos 2 anos.

Recomenda-se começar oferecer petiscos como recompensa a partir do momento que os filhotes iniciam a dieta sólida. Recomenda-se dar preferência aqueles produtos que estimulam a mastigação prolongada, pois aliviam o desconforto com o nascimento dos dentes e saciam a vontade de roer. Para treinamento o ideal são produtos sem glúten e com alta palatabilidade.